Estudo de genómica de cancro do estômago envolvendo consórcio luso-chinês

envie a um amigo share this

Estudo de genómica de cancro do estômago envolvendo consórcio luso-chinês

Quinta, 10.10.2013

A empresa Coimbra Genomics S.A., dedicada ao emergente campo da genómica, em conjunto com o IPATIMUP e a organização chinesa BGI (antigo Beijing Genomics Institute), vão avançar com um projeto de investigação cujo fim é a compreensão das bases genéticas do cancro do estômago.
  

A participação portuguesa vai contribuir com 50 casos de cancro do estômago (tecido tumoral e tecido normal dos mesmos doentes), que serão estratificados no IPATIMUP para marcadores moleculares relevantes. As características da amostra e a forma de fazer a selecção dos casos é o que torna este trabalho único em estudos de larga escala. Espera-se que, por isso, venha a contribuir para identificar doentes com cancro do estômago que possam beneficiar de terapias novas dirigidas a alterações moleculares consistentes, como já demonstrado noutros modelos de cancro.

 

Os aspectos mais relevantes, para além da forma de selecionar os casos, dizem respeito a tentar abordar uma neoplasia com muito poucas armas terapêuticas disponíveis e que é muito prevalente quer em Portugal quer na China.