Investigadores do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), Escola de Medicina, Universidade do Minho, identificaram uma proteína denominada WNT6 como um novo biomarcador de prognóstico em glioblastoma (GBM), o tumor cerebral primário mais maligno e frequente em adultos, causando uma sobrevivência mediana de apenas 15 meses após o diagnóstico.
Diogo Almeida-Rios1,2, #, Inês Graça1,4, #, Filipa Quintela Vieira1,4, João Ramalho-Carvalho1, Eva Pereira-Silva1, Ana Teresa Martins1,2, Jorge Oliveira3, Céline S. Gonçalves5,6, Bruno M. Costa5,6, Rui Henrique1,2,7, *, Carmen Jerónimo1,7, *
1 Cancer Biology & Epigenetics Group Research Center, Portuguese Oncology Institute of Porto, Porto, Portugal
O grupo de Epigenética & Biologia do Cancro do Centro de Investigação do IPO-Porto, em colaboração com colegas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), demonstraram recentemente na revista ONCOTARGET, o papel oncogénico da PRMT6, uma metiltransferase das histonas, em carcinoma da próstata. O carcinoma da próstata (CaP) é, mundialmente, uma das neoplasias malignas com maior incidência e prevalência no sexo masculino, constituindo uma das principais causas de morbilidade e mortalidade oncológica.